Sexualidade

Sexualidade

Identidade Sexual

A identidade sexual indica a percepção individual sobre o gênero que uma pessoa nota para si mesma. Assim como o termo sexo pode assumir várias interpretações, costuma-se separar orientação sexual do conceito de identidade sexual. O termo identidade de gênero aproxima-se da identidade sexual, mas também mantém diferenças conceituais significativas.

A identidade sexual pode ser exclusivamente masculina ou feminina. Também pode manifestar uma mistura entre a masculinidade e feminilidade, admitindo várias categorias entre homossexualidade (com inversão sexual de papeis de gênero), travestibilidade e transexualidade. A identidade sexual difere em conceitos da orientação sexual pois a identidade sexual fundamenta-se na percepção individual sobre o próprio sexo, masculino ou feminino percebido para si, manifestado no papel de gênero assumido nas relações sexuais, enquanto aorientação sexual fundamenta-se na atração sexual por outras pessoas.

Difere também da identidade de gênero no sentido em que a esta é mais correlacionada com a maneira de se vestir e de se apresentar na sociedade, enquanto a identidade sexual diz respeito mais diretamente com o papel de gênero sexual.

O termo orientação sexual é considerado, atualmente, mais apropriado do queopção sexual ou preferência sexual. Isso porque opção indica que uma pessoa teria escolhido a sua forma de desejo, coisa que muitas pessoas consideram sem sentido. Assim como o heterossexual não escolheu essa forma de desejo, o homossexual (tanto feminino como masculino) também não, pois, segundo pesquisas recentes, esta orientação poderá estar determinada por fatores biogenéticos, sejam questões hormonais in utero ou genes que possam determinar esta predisposição.