Ginecologia

Ginecologia

Miomas

É uma doença benigna causada pela formação de nódulos no útero, que podem ser únicos ou múltiplos. Os miomas dependem dos hormônios femininos para crescer, então ocorrem, principalmente, em mulheres adultas a partir dos 30 anos. São muito comuns atingindo cerca de 30% das mulheres.

Os sintomas mais comuns nas pacientes com miomas são: aumento do sangramento menstrual, dor pélvica, dificuldade para engravidar, anemia e sintomas de compressão na bexiga (sensação de esvaziamento incompleto ou peso na bexiga) ou compressão no canal intestinal.

O tratamento pode ser feito de várias formas, incluindo medicamentos para alívio da dor e do sangramento (antiinflamatórios, pílula anticoncepcional), cirurgia que remove só os miomas (miomectomia) ou todo o útero (histerectomia) e também a obstrução do fluxo sanguíneo dos miomas com consequente redução do tamanho dos mesmos (embolização).

A escolha do melhor tratamento para cada caso dependerá do médico e da paciente, que avaliarão cada caso em relação à intensidade dos sintomas e ao desejo de gestação futura da paciente.