Ginecologia

Ginecologia

Fertilidade e Período Fértil

Muitas pacientes questionam até quando podem esperar para engravidar, e outras que já estão tentando a gestação querem saber a partir de quando devem se preocupar se o casal tem alguma dificuldade para engravidar. A resposta é pouco exata, mas sabemos que, se um casal tenta gestação há mais de um ano, tendo relações sexuais frequentes (pelo menos 1 a 2 vezes por semana) sem usar nenhum método anticoncepcional e não consegue engravidar, já devemos iniciar a pesquisa com exames específicos de esterilidade.

A investigação, obrigatoriamente,  envolve homem e mulher. A parte masculina é mais simples, pois só é necessário confirmar se há produção adequada de espermatozóides. Logo, solicitamos dois espermogramas. A parte feminina já é mais complexa e vários fatores devem ser analisados. Solicitamos, rotineiramente, a pesquisa hormonal, a histerossalpingografia, pesquisa de infecções genitais e monitorização da ovulação pelo ultrassom.

De acordo com os resultados, descobrimos se o prognóstico do casal será mais ou menos favorável, o que implicará em encaminhá-los para tratamentos de baixa complexidade (como indução de ovulação e inseminação artificial intra-útero) ou alta complexidade (fertilização in vitro).

No consultório particular podemos fazer os tratamentos de baixa complexidade, enquanto os de alta complexidade são encaminhados para centros especializados em reprodução assistida.